Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas com auxílio da cartilha VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: prevenção e informação asseguram a dignidade.
COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS
(EF08CI11)
Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
(EF08CI07)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
(EF01CI04)
Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA
(EF01GE01)
Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF01GE11)
Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
(EF02GE01)
Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
(EF02GE02)
Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF03GE02)
Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
(EF03GE03)
Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.
(EF04GE01)
Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. Processos migratórios no Brasil.
(EF04GE02)
Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. Instâncias do poder público e canais de participação social.
(EF04GE03)
Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
(EF08GE02)
Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
Cora Coralina
Av. Rodolfo José Pinho, 88 – sala 03
Centro – Campo Grande/MS
CEP: 79004-690
Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.